Estoques mais eficientes
SISTEMA TMS
10/28/20173 min ler
Warehouse mais eficientes
Com o aumento da demanda, a administração do warehouse tem se tornado uma tarefa cada vez mais complexa.
Um processo eficiente do armazém é sinônimo de menores custos, remessas rápidas e melhora na credibilidade da empresa.
Com planejamento é possível aumentar a eficiência e a produtividade do armazém. Para te ajudar separamos 15 dicas.
Use todo o espaço. Para melhorar a capacidade de armazenamento invista na utilização dos espaços verticais de seu warehouse, assim será possível aumentar muito a sua capacidade com a mesma metragem.
Adote a tecnologia (WMS). O sistema WMS melhora a eficiência na produtividade através da sugestões de métodos de separação e rotas.
Minimize os erros (WMS). O sistema WMS também auxilia na diminuição dos erros em etiquetamento, produtos perdidos e extraviados e pedidos incompletos e / ou incorretos, evitando assim horas de esforços desnecessários.
Compre equipamentos novos. A compra de aparelhos novos e de qualidade dá a sensação para o grupo de que você está investindo no negócio e está crescendo, isso aumenta a motivação e a produtividade da equipe.
Invista em equipamentos de qualidade. Muitas vezes é feito investimento em equipamentos mais baratos, mas de baixa qualidade, isso promove um aumento na quebra destes, exigindo sua reparação e substituição.
Planeje a reparação dos equipamentos. Em algum momento, todo o equipamento irá necessitar de manutenção e reparos, se isso não for planejado haverá perda de tempo de trabalho e uma diminuição drástica na produtividade.
Inventário Mínimo. A adoção de estoques mínimos no warehouse traz uma redução do gasto com o espaço, no tempo de manuseio e maximizam a carga e descarga dos caminhões.
Treine seus funcionários. Não adianta ter processos automatizados e os melhores equipamentos se seus funcionários não souberem usar. Treine seus funcionários especialmente quanto ao uso de novas tecnologias.
Faça auditorias. Para melhorar o processo é necessário descobrir se a operação está sendo feita de forma adequada. É preciso verificar se os produtos estão guardados de uma forma que faça sentido, quanto tempo leva para cada processo.
Programe os horários dos recebimentos. Dessa forma ajudará a equipe de docas a se planejar e evitar surpresas. Os agendamentos podem ocorrer atribuindo a cada transportadora um horário específico ou fazer uma programação diária.
Melhore a separação. É necessário projetar cada espaço de trabalho para adequar a rotina e metodologia de separação.
Incentive seus funcionários. Muitas vezes o incentivo dos funcionários é confundido com o pagamentos extras por produtividade, isso pode ocorrer, mas a principal forma de incentivo é fazer com que saibam que estão fazendo um bom trabalho.
Melhore o ambiente de trabalho. O trabalho no armazém é muito cansativo. Faça a experiência mais confortável com recursos como ar condicionado e pisos macios. Ambientes com música também podem melhorar a produtividade.
Sistematize as estações. Quanto menos tempo se gasta procurando as ferramentas maior a produtividade.
Melhore sempre. Mantenha-se sempre atualizado, meça sempre os resultados, estabeleça objetivos e recomece.
Conclusão
A melhora na eficiência da warehouse é um processo contínuo que necessita de investimento e atualização.
Espero que este texto tenha ajudado a promover um começo de planejamento para a diminuição dos custos e o aumento de produtividade em seu armazém.
Referências
Supply Management. Five simple ways to improve warehouse efficiency. Disponível em < https://www.cips.org/supply-management/opinion/2015/august/five-simple-ways-to-improve-warehouse-efficiency/ > Acesso em 24/02/2021
Wonolo. How to improve warehouse operations: 51 tips and best practices. https://www.wonolo.com/blog/how-to-improve-warehouse-operations
Multichannelmerchant. 10 Ways to improve warehouse efficiency and reduce costs. Disponível em < https://multichannelmerchant.com/blog/10-ways-improve-warehouse-efficiency-reduce-costs/ > Acesso em 24/02/2021
© 1999-2024 Mantran Tecnologias. Todos os direitos reservados.