Passo a passo para contratar o melhor software para gestão logística

SISTEMA TMS

10/28/20172 min ler

Descubra aqui o passo a passo para contratar o melhor software para gestão logística Um sistema de gestão para transportadora torna o negócio muito mais eficiente, já que permite um controle total das operações e informações da empresa. Mas, na hora de escolher o software, muitos ficam em dúvida sobre o que é preciso considerar para contratar a ferramenta. Afinal, o melhor programa é aquele que se adequa perfeitamente ao que você precisa.

Precisa de ajuda para encontrar o sistema ideal para sua transportadora? Veja nosso passo a passo.

Identifique as necessidades de gestão da sua transportadora

O primeiro passo é identificar o que sua empresa precisa. Por que você quer um software de gestão para transportadora? Quais problemas seu negócio tem enfrentado devido à falta do sistema? Quais informações sua transportadora precisa para otimizar as estratégias de negócio?

A quantidade de veículos e o tamanho da transportadora influenciam na escolha, porém, é válido lembrar que há demandas comuns a qualquer empresa desse mercado. Dentre elas, a emissão de documentos como o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), o Manifesto Eletrônico de Documentos (MDF-e) e a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Lembre-se que é preciso considerar as necessidades de gestão da transportadora como um todo e também de gestão operacional, como o gerenciamento da frota.

Um bom Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS) visa atender todas as demandas desse mercado, especificamente. Portanto, a escolha de uma ferramenta própria para o segmento já é um bom começo para que sua empresa atinja seus objetivos.

Compare o custo-benefício e as funcionalidades do sistema para gestão logística

Um software de gestão de qualidade é fundamental para tornar a transportadora mais eficiente, porém, é preciso levar em conta também o preço do sistema, antes de contratá-lo. Produtos muito baratos podem não atender sua expectativa e programas muito caros podem representar um sério problema no orçamento da empresa.

Assim, é imprescindível estabelecer comparativos para checar o custo-benefício do sistema, ou seja, se o preço está de acordo com as funcionalidades da plataforma – a curto, médio e longo prazo.

A respeito das funcionalidades, uma vez identificadas as necessidades da empresa, fica muito mais fácil observar as ferramentas realmente necessárias. Além de um módulo operacional, que inclua a emissão dos documentos e as cotações de frete, os sistemas TMS contam com funcionalidades para a gestão financeira; faturamento; indicadores e gráficos para a geração de relatórios; e gestão de frota.

Esta última, aliás, é uma das principais demandas de qualquer transportadora. Isso porque com o gerenciamento da frota feito pelo sistema é possível ter total controle da manutenção, entrada e saída dos veículos; dos pneus; dos documentos (IPVA, multas, licenciamento); entre diversos outros pontos.

Outra funcionalidade que pode ser muito útil é o monitoramento remoto da carga, que permite checar onde está cada um dos veículos em tempo real, inclusive via mobile, em alguns sistemas.

Veja como é o uso do software para transportadora, na prática

Não basta ver que o sistema para gestão logística do transporte de cargas teoricamente atende suas necessidades. É preciso ver o programa funcionando, na prática.
Deste modo, além de observar se o software é compatível com os sistemas que já existem na empresa e se são flexíveis (inclusive para o caso de a transportadora crescer no mercado), é essencial ver uma demonstração do produto. Apenas assim será possível contratar o sistema com menor chance de problemas.

Na Mantran você encontra todas as ferramentas que precisa para ter uma excelente gestão em seu negócio de transporte de cargas. Solicite agora uma demonstração gratuita de nosso sistema TMS!